Exposição “Arte & Medicina”

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Abril e Maio de 2015

Itinerante:Biblioteca Municipal de Cantanhede (Maio 2016); Museu Municipal de Soure, (Novembro 2016- Janeiro 2017)

Curadoria: concepção, pesquisa, produção de conteúdos, selecção de objectos, definição de discurso expositivo, acompanhamento do design de painéis e montagem da exposição.

A exposição Arte & Medicina foi apresentada pela primeira vez no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, em 2015. Centra o seu discurso expositivo em dois eixos, um relacionado com a arte e outro com o património hospitalar. Por um lado, encaminha-se o visitante num percurso que incita à reflexão da forma como a arte representou a medicina, os médicos, as doenças e os hospitais, por outro ao conhecimento do percurso histórico da realidade local através da exibição de exemplares do património hospitalar.
Exibe 56 reproduções de pinturas e iluminuras de museus de todo o mundo sobre Medicina e Médicos, Doenças e Hospitais de pintores como Picasso, Rembrandt, Bruegel, Gerrit Dou, Metsu, Goya y Lucientes, Eakins, Jiménez Aranda, Luke Fildes, Toulouse-Lautrec, Frida Kahlo, etc.
Cada reprodução é acompanhada por um comentário resultante da análise do ponto de vista da história da arte e da história da medicina. Articula-se com objectos médicos e documentos.

Aceitam-se reservas para 2017.