Exposição “135 Anos de Ensino de Enfermagem em Coimbra”

 

No Convento de São Francisco em Coimbra de 22 Out. a 20 Nov. 2016

No átrio do edifício principal do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra 23 de Fev. 26 Abr. 2017

Curadoria: concepção, pesquisa, produção de conteúdos, selecção de objectos, definição de discurso expositivo, desenho de estruturas, acompanhamento do design de painéis e montagem da exposição. Coordenação do catálogo associado.

A exposição comemorativa do 135º Aniversário da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra pretendeu dar a conhecer ao público, aos enfermeiros e comunidade académica a história e evolução da formação de enfermagem em Coimbra, realçando o seu pioneirismo no contexto nacional e exibindo também o trabalho que tem vindo a ser realizado no passado mais recente e no presente, nas valências e ofertas da Escola (ESEnfC) e o seu papel a nível nacional e internacional.
Paralelamente, pretendeu transmitir a importância da Enfermagem na evolução dos cuidados de saúde e o seu papel nos diversos contextos históricos, políticas nacionais e internacionais ao longo dos séculos.
O discurso expositivo assentou numa lógica cronológica e temática, numa dialética presente-passado, e foi estruturado com recurso a três grandes secções espaciais e temáticas:
Secção I: Ensino de Enfermagem e Escola na actualidade, as suas valências, atividades e vivências, com enfoque na nos últimos 10 anos, estruturada tendo em vista a própria organização interna da instituição. Focaram-se aspetos relacionados com a formação, a atividade científica e de investigação, os serviços de extensão à comunidade, a comunidade académica e as suas atividades sociais e culturais; a internacionalização e a construção do conhecimento no domínio da Enfermagem e dos cuidados de saúde;
Secção II: Mural da Memória – “álbum” ou “mural” composto por imagens e objectos que retrataram o percurso académico nas suas diversas vertentes até ao início do exercício prático da profissão. O esquema pontenciou uma dialética constante entre o percurso formativo no passado e do presente, de forma a possibilitar um misto de sensações: recordação do passado, consciencialização identitária, confrontação de épocas e identificação de tradições próprias e que se perpetuação, apelo à imaginação por parte dos visitantes, convite às novas gerações.
Secção III: A História do ensino da enfermagem e da profissão contextualizando-o com a realidade da saúde em Portugal. Partindo do momento da criação da Escola de Enfermeiros de Coimbra em 1881 (mais tarde designada por Escola de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca) até ao momento de fusão das escolas de Enfermagem de Coimbra, em 2006. Nesta secção o esquema cronológico é mais evidente em face da apresentação de uma timeline, contudo existem pequenos núcleos temáticos ( História da Enfermagem, Escolas de Enfermagem, o ensino e as tradições) ilustrados através de imagens, objetos, documentos antigos devidamente contextualizados, que dão conta de aspetos históricos mais em detalhe.